O Maranhão de lendas e tradições


O passado do Maranhão é nobre e rico. Riqueza estampada na porcelana dos azulejos que cobrem as fachadas dos sobradões de suas cidades coloniais, como São Luís e Alcântara. Ou, nas sacadas em ferro redondo das janelas, nos mirantes e nas Igrejas.

O maior conjunto arquitetônico de origem portuguesa da América Latina está em São Luís, a “Cidade dos Azuejos e Sobradões”. No bairro da Praia Grande, ruas, praças e sobrados foram recuperados através do Projeto Reviver. São 100 mil metros quadrados tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional, que foram transformados em museus, bares, restaurantes e centros de artes, beneficiando 15 quadras e 200 imóveis, mas ainda há aqueles que precisam de reparos no qual só depende dos donos desses imóveis. É onde a vida boêmia da cidade pulsa, ao som das serestas, toadas de bumba-meu-boi, músicas ao vivo e reggae. No Centro de Cultura Popular Odylo Costa Filho, há sempre algo em cartaz. Como cinema, teatro, salas para cursos de dança e artes, galeria para exposições e livrarias com obras maranhenses.

Na Praia Grande também está situado o Convento das Mercês. Grandiosa obra da arquitetura religiosa mercedária inaugurada em 1654 pelo Padre Antônio Vieira. O Convento abriga a Fundação da Memória Republicana (um centro de estudos da história do Maranhão e do Brasil), o Memorial José Sarney, o Centro Modelador de Pesquisa da História Republicana e o Instituto da Amizade dos Povos de Língua Portuguesa. O Convento das Mercês é um monumento à vida.

O Teatro Arthur Azevedo é um dos maiores espetáculos de São Luís. Restaurado e todo reformado, sua fachada é digna do rico projeto arquitetônico clássico. Seu interior é magnífico. É o primeiro teatro multimídia do país, equipado com aparelhos de som, iluminação e vídeo de última geração. Conhecer o Teatro é roteiro obrigatório.

A cidade-monumento de Alcântara é outro patrimônio do Maranhão. A melhor opção de viagem é atravessar a Baía de São marcos de lancha, ela tem ar-condicionado e serviço de bar que sai diariamente do Cais da Praia Grande. A outra opção é ir de aviões fretados e o trajeto dura menos de 10 minutos. Alcântara saltou do passado para o futuro, com a instalação de uma moderna Base para lançamentos de satélites. O Maranhão tem cenários mágicos e é Patrimônio da Humanidade.

About these ads
Esse post foi publicado em Cultura e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s